Localizada no Setor de Clubes Sul, em Brasília, a Nova Sede do IPEA foi concebida como um Campus, integrado à natureza do cerrado. O partido arquitetônico contempla nove blocos e um auditório, articulados por uma rede de espaços públicos, passarelas, calçadas,
praças e pátios, para criar um ambiente amplo e arejado, com as fachadas protegidas por quebra-sóis. Em processo participativo, fora conduzidas 15 reuniões com a comunidade dos servidores e dirigentes para mapear suas demandas.
O grande espelho d'água no térreo, além de recurso visual, em conjunto com a vegetação e os brises de sombreamento, cria um microclima agradável, sobretudo nas épocas de seca. Amenidades como restaurante, café, áreas de descanso, lazer e locais para o trabalho ao ar livre foram cuidadosamente estudados.
O cliente estabeleceu que o edifício refletisse o "estado da arte" da tecnologia do momento. Projetado para certificação ambiental LEED® Gold, as soluções de proteção da cobertura, vidros e fachadas, instalações, e automação empregadas garantiram expressivas reduções no consumo de água e energia. Delgado sistema de esquadria em aço inox, desenvolvido especialmente para o projeto, garante menor interferência visual, contribuindo também para a redução da pegada de carbono do edifício. Outra inovação proposta está no tratamento dos resíduos. Em uma central junto às áreas técnicas, o lixo receberia uma pré-seleção para separação dos materiais recicláveis. Lixo orgânico, como restos de alimentos do restaurante e café, receberia tratamento em equipamento de compostagem, gerando adubo orgânico, que, associado à coleta seletiva, tornarnaria o edifício "lixo zero".